Resenha: Vivendo Sem Fronteiras (As lições, desafios e aventuras de morar ao redor do mundo) – Marcio Maia

Idianara Lira

“No momento em que sentimos que o tempo passa rápido demais e que estamos estagnados, pode ser um sinal de que vivemos uma rotina monótona, confinados em nossa zona de conforto e talvez seja a hora de sermos corajosos e nos aventurarmos em outras zonas.” (páginas 16 e 17 – Prefácio – Samara Prestes)

Minha mãe costuma afirmar que para vivermos bem, precisamos  não apenas de uma boa saúde, mas também coragem para enfrentarmos os desafios que surgem. Ao ler “Vivendo Sem Fronteiras” e explorar as lições, desafios e aventuras de viver em diferentes partes do mundo, imediatamente me veio à mente esse sábio conselho. O autor cearense Marcio Maia e sua esposa Samara Prestes personificam essa coragem ao apresentar uma obra que é, sem dúvida, uma poderosa lição de vida. Repleto de resiliência, o casal busca uma existência mais plena além das fronteiras do Brasil.

SINOPSE:
A maioria das pessoas apenas conhece a pequena realidade ao redor de onde nasceram, porém, minha esposa e eu tivemos o privilégio de ver um mundo muito além, moramos em quatro continentes e visitamos incontáveis cidades em mais de 20 países.

Visitamos desde grandes metrópoles a aldeias remotas no meio da floresta, adentramos construções milenares e os mais altos e modernos arranha-céus do mundo. Dormimos em resorts de luxo, cabanas na praia e até no chão frio de um caixa eletrônico. Sentimos de perto o poder imparável da natureza demonstrado nos furacões, terremotos, tempestades de neve e explosões vulcânicas. Fizemos amizades e imergimos na cultura de pessoas com as crenças e histórias de vida mais diversas.

Através desta autobiografia você conhecerá as inspiradoras lições de perseverança, resiliência e autorresponsabilidade que nos levaram a transformar nossas vidas radicalmente e nos permitiram viver experiências verdadeiramente únicas.



“A imensa maioria das vezes, nossos próprios medos e inseguranças é o que nos impedem de alcançar nossos objetivos e realizar nossos sonhos.” (página 41)

Ao mergulhar nas páginas deste livro, experimentei uma profunda conexão com a narrativa, impulsionada pela autenticidade de ser um relato genuíno e pela oportunidade de testemunhar o crescimento das personagens ao longo da trama. A mensagem central do livro, que ressoa de maneira marcante, é a importância da perseverança.

“A persistência é uma das principais virtudes que nos ajudam a superar as dificuldades e alcançar o sucesso. A vida é repleta de desafios, obstáculos e momentos difíceis que podem nos levar a pensar em desistir. No entanto, é importante lembrar que aqueles que alcançaram o sucesso, são os que nunca desistem…” (página. 96)

Por meio de uma divisão cronológica bem empregada pelo autor, tal característica funciona de maneira excepcional para situar o leitor no contexto temporal da história e proporcionar uma compreensão mais rica e envolvente. A obra revela uma variedade de elementos, desde passagens repletas de humor, como as hilariantes situações vividas durante a viagem ao Japão, até momentos de profunda reflexão sobre a vida e autoconhecimento.

 

Este livro, ao contrário dos convencionais de autoajuda, destaca-se ao transmitir valiosas lições de vida mediante exemplos concretos, como a inspiradora transição de carreira de Samara Prestes. A narrativa desperta, ainda, certa ansiedade em momentos cruciais, como o passeio desafiador ao vulcão, deixando-nos ávidos para descobrir se tais decisões corajosas terão êxito.

“Não importa a idade ou situação atual, sempre é possível fazer mudanças positivas em nossas vidas e explorar novos horizontes. Cada recomeço traz oportunidades inéditas e possibilidades de crescimento pessoal.” (página 111) 

A narrativa é habilmente entrelaçada, proporcionando uma experiência de leitura coesa e coerente. As críticas sinceras em relação ao Brasil são fundamentadas, uma vez que os protagonistas têm o direito de expressar suas opiniões, respaldadas por experiências vividas tanto no país quanto no exterior. O olhar crítico sobre a violência e a insegurança no Brasil é particularmente impactante, dado o conhecimento direto que possuem sobre a realidade vivida aqui.

“É fascinante como as amizades podem transcender distâncias geográficas e nos conectar novamente, trazendo a sensação reconfortante de familiaridade em terras desconhecidas.” (página 158) 

 

Enfim, “Vivendo Sem Fronteiras” transcende a mera narrativa de aventuras, transformando-se em uma fonte rica de reflexões, lições de vida e motivação. Ancorada em experiências reais, a história oferece uma visão profunda e inspiradora sobre a necessidade de coragem, planejamento e perseverança para alcançarmos nossos objetivos. O autor nos lembra sempre de que, para alcançar nossos objetivos, devemos, acima de tudo, ter a coragem necessária para seguir em frente, assim como um paraquedista ousa saltar no vazio.

“Acredite em si, enfrente seus medos e jamais se renda à inércia. As maiores conquistas vêm daqueles que se atrevem a tentar.”(página 126)

Adquira já o seu exemplar

*Link comissionado

MARCIO MAIA é empresário do setor de tecnologia formado em Ciências da Computação pela Universidade de Fortaleza. Insatisfeito com a sua condição de vida, largou tudo e se mudou para o exterior com sua esposa em busca de novas experiências, abandonando uma estabilidade monótona e embarcando em uma aventura imprevisível. Inconformista por natureza, voltou a mudar de país e de continente algumas vezes, acumulando valiosas experiências por onde passava. Agora, compartilha as lições aprendidas, os desafios enfrentados e as aventuras vividas durante sua jornada morando ao redor do mundo.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior Próximo Post