Destaque Literário: Mar aberto – Caleb Azumah Nelson
Fruto de uma das principais vozes da literatura britânica da atualidade, o romance de estreia de Caleb Azumah Nelson ecoa uma história de amor que floresce entre as rupturas do mundo e a condição negra contemporânea
SINOPSE:
Dois jovens se conhecem em um pub no sudeste de Londres. Ambos são negros e britânicos e receberam bolsas de estudo em colégios particulares, onde lutaram para pertencer. Agora, ele é fotógrafo; ela, dançarina – artistas tentando deixar sua marca em um mundo que ora celebra sua existência, ora a rejeita. De forma terna e cautelosa, apaixonam-se. Mas mesmo pessoas que parecem destinadas a ficar juntas podem ser separadas devido ao medo e à violência.
Uma história de amor lancinante e bela, Mar aberto é também uma visão intensa sobre cor e masculinidade. O romance dá espaço para questionamentos prementes da subjetividade negra: o que é ser um indivíduo quando o mundo enxerga apenas um corpo negro, como ser vulnerável quando apenas a força é respeitada ou mesmo como encontrar segurança no amor ainda que frente à possibilidade de perdê-lo.
Com uma escrita intensa e sensível, Mar aberto, romance de estreia de Caleb Azumah Nelson, rapidamente alcançou o status de best-seller internacional e ganhou os prêmios Costa e British Book, tornando-se uma das obras mais imprescindíveis da atualidade.
“A linguagem falha, e às vezes nossos pais também. Todos falhamos uns com os outros, às vezes pequenas falhas, às vezes grande falhas, mas veja, quando amamos, nós confiamos, e quando falhamos, nós rompemos essa articulação.” (pág. 31)
Fonte: Editora Morro Branco
Caleb Azumah Nelson é filho de imigrantes ganeses que se estabeleceram na Inglaterra na década de 1970. Leitor voraz desde a infância, cresceu no sudeste de Londres, onde flui a maior parte da ação de Mar aberto. Tornou-se conhecido por seus ensaios em revistas literárias britânicas antes de se dedicar ao desafio de escrever sobre o tema universal do amor. Como fotógrafo, foi selecionado para o Palm Photo Prize e ganhou o prêmio People’s Choice; como escritor, recebeu os prêmios Costa 2021 e British Book 2022 na categoria Romance de Estreia.