Dica de exposição: Rafael e a Definição da Beleza
Sobre a exposição: O Renascimento foi uma época excepcional para a historia da humanidade que deixou incomparável legado de realizações nas artes e na arquitetura. Rafael de Urbino (1483-1520), o mais jovem da trindade encabeçada por Leonardo da Vinci e Michelangelo, foi considerado o mais perfeito, o maior representante da chamada Idade de Ouro do Renascimento.
A arte de Rafael combinava com maestria as formas da Antiguidade Clássica e a expressão intensa da natureza humana, definindo um novo ideal de beleza.
Não é mais a beleza exata da proporção matemática que havia orientado o gosto do século anterior. A nova beleza é contaminada pelo julgamento subjetivo que avalia a doce expressão dos sentimentos, o colorido harmonioso, a maciez do contorno dos corpos e naturalidade da articulação entre as figuras, a variedade das fisionomias e a elegância dos gestos, que será chamada de “graça” pela critica da época.
Informações:
Curadoria: Elisa Byington
Período: De 19 de setembro a 13 de janeiro
Horário:Terça a sábado, das 10h às 22h e Domingo, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural FIESP – Galeria de Arte
Endereço: Avenida Paulista, 1313, Bela Vista – SP (em frente a estação Trianon-Masp do Metrô)
ENTRADA GRATUITA
OBS: no vídeo acima é mencionado que a exposição será até 16/12/18, porém ela foi estendida até 13 de janeiro de 2019, conforme informações atualizadas e coletadas no site do Centro Cultural FIESP.