Dica de lançamento: Um amor – Sara Mesa
Considerado pela crítica espanhola o melhor romance de 2020
SINOPSE:
Depois de um ligeiro vexame em sua cidade natal, Nat, uma tradutora que não sabe se é independente ou solitária, se recolhe num lugarejo ermo, a salvo de olhares julgadores, para se pôr de pé novamente e retomar o controle da vida. Em sua estadia no campo, precisa lidar com uma casa precária, um jardim abandonado e um proprietário canalha, e vê que o sonho da horta própria dificilmente sobreviverá à saga das goteiras eternas.
Sara Mesa nos apresenta um romance envolvente que permite aos leitores construir um ambiente simultaneamente pacato, estranho e familiar. Os mistérios das personagens vão se revelando aos poucos, e nos enredando, enquanto a protagonista explicita seus medos e seus motivos para se mudar, sozinha, da cidade grande para um pequeno povoado espanhol.
Na alternância entre a voz de Nat e a do narrador, estamos às voltas com cenas silenciosas e inquietantes, contadas de maneira direta. Cercada por homens desejosos e por um cão indiferente, Nat se torna nosso vetor para observar os pequenos dramas vividos no povoado de La Escapa.
FONTE: Grupo Autêntica
SARA MESA nasceu em Madri, em 1976, e mudou-se para Sevilha quando era criança. É autora dos romances El trepanador de cérebros (2010), Un incêndio invisible (2011), Cuatro por cuatro (2012, finalista do prêmio Herralde de Novela), Cicatriz (2015, prêmio El Ojo Crítico de Narrativa) e Cara de pan (2018). Também assina a aclamada coletânea de contos Mala letra (2016) e o breve ensaio Silencio administrativo (2019). Suas obras mais recentes são Um amor (eleito, em 2020, o melhor romance do ano pelos veículos El País, El Cultural e La Vanguardia) e A família (ganhador, em 2022, do prêmio Cálamo Extraordinario e, em 2023, do prêmio Andalucía de la Crítica). Seus livros foram traduzidos para 14 idiomas.