Resenha: A Maldição do Tesouro – Peculiar Editora

Idianara Lira

Lançada pela Peculiar Editora em 2021, a antologia A Maldição do Tesouro organizada pelo autor João Marcos, foi uma leitura que me tirou totalmente da zona de conforto, pois seu tema não é algo que geralmente me atrai. Porém, como eu tinha lido dois livros de terror, pensei que um de aventura seria bem vindo como um ótimo passatempo.

SINOPSE:
Pode uma ilha desaparecer misteriosamente do mapa?
Roman Friedrich foi um famoso pirata alemão que navegou pelos sete mares e dizem por aí que ele já encontrou coisas inacreditáveis em suas viagens. Na sua última navegação ele encontrou um famoso tesouro que, segundo as lendas, estava escondido na ilha Bermeja, em águas mexicanas. Mas nunca mais se ouviu falar de Roman e sua tripulação. A ilha misteriosamente desapareceu, uns dizem que ela nunca existiu, outros que ela é assombrada e alguns que ela afundou.

1677. Dois anos após o desaparecimento do pirata Roman, os seus mapas e seu último diário são encontrados em uma velha estalagem. A ilha, segundo os marinheiros, foi vista novamente no oceano Atlântico. Foi o estopim:  rapidamente a notícia se espalhou e várias réplicas dos mapas foram feitas.

Uma corrida então se inicia. Todos querem chegar à ilha. Todos querem encontrar o tesouro perdido. Mas a ilha parece não querer receber seus visitantes muito bem. A verdade é que eles não sabem o que os aguarda!

Composta por 13 contos de autores diferentes, A Maldição do Tesouro me ganhou já em suas primeiras páginas com a narrativa Estátuas de Ouro escrita pelo organizador da antologia João Marcos e o qual nos apresenta um pouco mais do personagem que amarra todas as histórias: Roman Friedrich, um famoso pirata alemão que em sua busca gananciosa por tesouros, desaparece ao ir de encontro a cidade de Bermeja. Anos se passam e Carlus, amigo de Roman que não quis acompanha-lo em sua empreitada, dá de cara com alguns dos mistérios que rondam o desaparecimento de Roman.

“O céu estava limpo e o vento forte, as velas infladas faziam a nau saltar sobre as pequenas ondas no mar azul índigo. Shorcha encarava a massa montanhosa no horizonte com uma mistura de ansiedade, pavor e angústia, enquanto a embarcação fervilhava de gritos, comandos e piratas correndo de um lado para o outro executando ordens.” (pág. 27 – A Filha do rei dos mares – Leandra Angel)

Foi uma leitura que fluiu muito bem. Os diversos aspectos abordados por cada autor, trazem um frescor que torna o livro muito interessante. Considero antologias o berço da criatividade, pois cada autor delimitado por um tema central, pode expandir o universo definido na sinopse de acordo com sua imaginação e foi exatamente isso que encontrei em A Maldição do Tesouro : originalidade e por este motivo, não posso deixar de parabenizar os autores participantes!

Além do conto Estátuas de Ouro de João Marcos, meus outros favoritos foram:

A filha do rei dos Mares da autora Leandra Angel: Shorcha é uma jovem pobre e destemida, que após sua mãe revelar um segredo de família, decide se disfarçar de homem e se infiltrar em um navio pirata que parte em busca do tesouro de Roman Friedrich. Mas tal empreitada será repleta de mistérios e terrores que ela nem imagina…

Donzela Decrépita do autor Rusiano Paulino: o pirata Bernard não mede esforços para conseguir o mapa que indicava a localização de uma ilha onde, reza a lenda, se encontrava um tesouro que fora deixado por seu compatriota Roman. Porém, em sua aventura desmedida, Bernard entenderá das piores formas possíveis, que toda ação resulta em uma reação…

Procurados do autor Rafael Porfirio: narrado através do ponto de vista duas personagens, Afonso e Isabela, são dois jovens totalmente diferentes: ele um pirata mau sucedido e ela, uma moça que não se dá bem com a própria família e não quer casar por conveniência. Assim, os destinos de ambos se cruzam e juntos partem em busca da ilha Bermeja e de seu tesouro escondido. Magia e mistérios rondam a aventura de Afonso e Isabela, resultando em um final totalmente surpreendente.

Autores participantes:
Bryan J. Duarte, Denise Lopes Trindade, Hellen R. P. , Leandra Angel, Lua Oliveira, Pedro Prado, Rafael, Porfirio, Priscila Santos, Ray Ray Allen, Rusiano Paulino, Soraya Brito e Udine Tausz

ESCREVA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior Próximo Post