Resenha – Do verso ao inverso – Leandro Lacerda e Lacerda
Um ser humano dotado de extensa empatia com os sofrimentos da condição humana.
Um psicólogo com o espírito aberto, livre e conectado com as dificuldades de todos os seus pacientes.
Um autor com extensa percepção e habilidade para transformar em uma narrativa, as dificuldades e os conselhos da relação médico/paciente.
Uma obra que resume o autoconhecimento como ferramenta importante para nosso desenvolvimento como seres humanos.
“As adversidades serão vividas em sua plenitude, pois assim como não há felicidade eterna, o sofrimento não passa de um estado momentâneo. Se permita pensar.” (pág. 15)
Sabe aquele livro que parece um amigo íntimo ou um psicólogo que está disponível e possui os melhores conselhos para todos os momentos cruciais de nossa vida?! É exatamente tudo isso que encontramos na obra Do verso ao inverso, do autor e psicólogo Leandro Lacerda e Lacerda.
O autor nos lembra da importância das conversas e interações humanas em nossas vidas, destacando como elas podem ser profundas, significativas e transformadoras, mesmo quando aparentemente despretensiosas. É uma reflexão sobre a riqueza das experiências compartilhadas e um convite para apreciar plenamente o valor das conexões humanas em nossa jornada pela vida.
SINOPSE:
Do verso ao inverso é uma parte de todas as vivências e inspirações que experienciei. Dizem por aí que são aconselhamentos, um puxão de orelha, terapia, às vezes poesia, outrora afago para a alma, desafiador…
No fundo, são apenas conversas despretensiosas. A vida é mais bonita quando se tem companhia. Te convido a pensar, refletir e a viver.
“Para tentar suportar a dor e reconstruir o nosso “eu” precisamos buscar o autoconhecimento e ter foco em algo a mais, pois viver e algo que dói frequentemente, mas precisamos seguir e nos reconstruir.” (pag. 37)
“O processo de viver consistem em sentir e para isso, precisamos deixar as angústias que teimam em permanecer, irem embora (o que é bem difícil) pois, nos acostumamos a tudo e até o sofrimento. Então não podemos permitir que o tormento e a tristeza façam morada em nosso coração, devemos senti-los e depois deixá-los ir!” (pag. 45)
Repleto de temas contemporâneos e importantes, o livro é uma ferramenta primordial para aqueles que buscam formas de lidar com os conflitos internos e os problemas diários. O livro ressalta a beleza das interações humanas que podem acontecer sem a pressão de objetivos específicos, permitindo que as palavras fluam naturalmente e sejam verdadeiras expressões do momento. É nesses momentos de sinceridade que encontramos significado, aprendizado e crescimento pessoal.
“Devemos sempre nos lembrar de que a vida é isso: um punhado de coisas boas e ruins intercalados por alguns possíveis aborrecimentos que talvez nos machucarão, mas não devemos nos afogar em um mar de angústia, afinal o importante é nos permitirmos sofrer quando for necessário nas também reconhecer os bons momentos, pois eles nos trarão acalento que nos ajudarão a alcançar a felicidade.” (pág. 51)
A metáfora de que a vida é mais bonita ao ter companhia destaca a importância das conexões humanas e da partilha de experiências. É através dessas conversas que podemos encontrar conforto nos desafios, inspiração nas histórias alheias e uma oportunidade de explorar novas perspectivas.
O convite para pensar, refletir e viver, presentes ao longo de todo o livro, é um lembrete de que as conversas são mais do que palavras jogadas ao vento; elas conseguem moldar nossa compreensão do mundo e nosso lugar nele. Portanto, devemos valorizar esses momentos e abraçar a oportunidade de aprender e crescer por meio das experiências compartilhadas com os outros.
“Carrego uma marca que sempre será um lembrete de que apesar da dor e da decepção, posso voar novamente e encontrar dentro de mim o mesmo sorriso que esboço externamente. No fim dará tudo certo. De um novo modo e de um jeito espetacular.” (pág. 122)
Por fim, o livro tem um projeto gráfico muito interessante e criativo, pois todas as suas ilustrações foram feitas pelo autor Leandro Lacerda e Lacerda, o que confere um aspecto mais intimista a obra e somado ao seu conteúdo relevante, fazem com que ela seja única e uma leitura imprescindível para todos que buscam por autoconhecimento.
Para comprar seu exemplar entre em contato com o autor aqui.
LEANDRO LACERDA E LACERDA nasceu em 1990, em Tremedal — BA, aprendeu desde cedo que é necessário olhar a vida com olhos mágicos da leitura, e que as palavras podem ser nossa salvação. Descobriu-se escritor quando a solidão fez morada em sua vida, desenhista quando sua voz e sua coragem não se fizeram suficientes para encarar o mundo. Escreve por amor e necessidade de pôr a alma para passear. Psicólogo por formação e de coração, atuando no Projeto viver Melhor, partilha com os demais os sentimentos, pensamentos e principalmente seu amor pelas palavras e pela literatura.