Resenha Literária: Sereno mundo azul – Marina Colasanti
“Arrancou o espinho, mas outra ausência se impôs, a ausência de tantas incertezas. “(pág. 68)
Os leitores que percorrem essas páginas fazem uma incursão pelas narrativas repletas de alumbramento da autora, que mais uma vez os arrebata com seu dom único para criar mundos fascinantes e os convidar a habitá-los.
Marina Colasanti é uma das mais premiadas escritoras brasileiras, com livros de destaque em todos os segmentos. Em 2023, esse reconhecimento se tornou ainda maior: Marina recebeu o Prêmio Machado de Assis – o mais antigo e importante do país – pelo conjunto de sua obra. Este Sereno mundo azul é seu primeiro livro inédito a ser publicado após a premiação.
SINOPSE: uma narrativa marcante possui alguns elementos essenciais. A composição imaginativa dos cenários, as relações intensas entre as personagens, a linguagem penetrante que envolve coração e mente do mais desatento leitor. Estes e outros aspectos que distinguem um enredo maravilhosamente tecido estão vivamente presentes nos contos deste livro.
Marina Colasanti nos lança num mar de histórias que nos transportam para lugares que, à primeira vista, só poderíamos visitar em nossos sonhos. Contudo, as histórias concebidas pela autora para este livro indiciam que as fronteiras entre o que é real e o que pode não ser são encantadoramente volúveis. As ilustrações magnetizantes de Elizabeth Builes sintonizam-se com a intensa sensibilidade da escrita de Marina.Ganhador do selo Hors Concours VII Prêmio AEILIJ de Literatura (2024).
Quando vi o livro Sereno Mundo Azul de Marina Colasanti, lançado pela Global Editora, confesso que fui imediatamente atraída pelas ilustrações de Elizabeth Builes e pela conexão com o universo dos contos de fadas. Embora o público do Encanto Literário não seja focado em literatura infantojuvenil, não pude deixar de me encantar pelas páginas do livro, que li de uma só vez.
“O marinheiro rompeu o lacre duas semanas mais tarde, depois de atracar em um porto. O anel deslizou obediente para sua palma. Ele pensou em milagre, não sequer pensou em sorte. Pensou em pertencimento e enfiou o anel na falange do dedo mínimo como se nunca tivesse perdido. A pedra voltou a refletir a luz do ma.”(pág. 16)
Sereno Mundo Azul é uma obra que convida os leitores a uma imersão em narrativas fascinantes, iluminadas pela imaginação exuberante de Marina Colasanti. Com seu dom inigualável para criar mundos repletos de encanto, a autora nos arrebata mais uma vez, abrindo as portas para um universo onde a realidade e a fantasia se encontram de maneira sublime.
“Só depois do jantar modesto, o velho mago murmurou algumas palavras e estendeu um lençol no varal diante da fogueira. Aos poucos, como sombra que lentamente se adensa, um corpo de mulher foi aparecendo no lençol. Quando a fogueira se apagou, e com ela o reflexo, os dois forma dormir.”(pág. 32)
Este livro é o primeiro lançamento inédito da autora após a conquista do Prêmio Machado de Assis em 2023, uma das maiores honrarias literárias do Brasil. Reconhecida por sua vasta contribuição à literatura, Marina Colasanti demonstra neste livro. por que é considerada uma das vozes mais premiadas e respeitadas da literatura brasileira.
“Ninguém, joga palavra apenas abismo abaixo — pensou ele. — E palavras não caem feito folhas. Palavras são entregues propositalmente e na maioria das vezes compõem um discurso, um diálogo. (pág. 80)
As histórias presentes neste livro transportam o leitor para cenários imaginativos e envolventes, onde as fronteiras entre o real e o imaginário são habilmente tecidas com uma linguagem que toca tanto o coração quanto a mente. Cada conto é uma jornada profunda, onde as relações intensas entre as personagens são exploradas com a sensibilidade única de Marina Colasanti. Complementando a narrativa, as ilustrações magnetizantes de Elizabeth Builes capturam a essência dos contos, ampliando a experiência sensorial e emocional do leitor. Enfim, este livro é uma verdadeira obra-prima que merece um lugar de destaque na estante de qualquer amante da boa literatura.
“Aos poucos, o homem começa a lapidar com mais atenção suas palavras para formar com elas um raciocínio fácil de acompanhar. E passa a ler, para oferecer outros tema a quem o escuta. Um passo depois do outro, o homem se faz melhor do que avia sido até então.”(pág. 84)
FONTE: A editora
MARINA COLASANTI nasceu em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia. Residiu posteriormente em Trípoli, na Líbia, mudou-se para Itália e, em 1948, transferiu-se com a família para o Brasil, onde vive até hoje na cidade do Rio de Janeiro. É casada com o também escritor Affonso Romano de Sant’Anna e tem duas filhas, Fabiana e Alessandra Colasanti.
De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal.
Participa ativamente de congressos, simpósios, cursos e feiras literárias no Brasil e em outros países. Mantém seu site pessoal atualizado, com crônicas postadas todas as quintas. Veja conteúdos exclusivos em nosso blog e conheça todos os outros livros da Marina Colasanti publicados pela Global Editora.