Resenha – Segredos Obscuros – Reinaldo Souza

Idianara Lira

“A ideia de Jason de passar despercebido pelo colegial havia ido para o ralo. Em menos de vinte e quatro horas, aquela postagem no blog já havia circulado o suficiente para ninguém deixar de olhá-lo dos pés à cabeça enquanto ele passava pelo corredor da escola naquela manhã. Sem falar dos cochichos maliciosos… O que ele considerava ser a pior parte.” (pág. 23)

Eis mais uma leitura que me surpreendeu totalmente! Segredos Obscuros é uma obra que todo mundo deveria conhecer! Sério! Sua beleza não está apenas na capa (maravilhosa por sinal), ela habita cada capítulo através de uma narrativa que faz uma escalada impressionante de qualidade e entrega, um desfecho espantoso e admirável. 

SINOPSE:
Você se importa com a opinião alheia sobre alguém? E se ela for sobre você?

Vida nova. Escola nova. Um recomeço. Jason e Lisa deixaram o passado para trás e se mudaram para o mais longe que conseguiram na esperança de cursar o último ano do Ensino Médio em paz.

Amigos novos. Pessoas novas. Os mesmos problemas. Talvez piores. A escola Carmel tem uma coisa que poucas escolas têm: um fofoqueiro de plantão.

Empenhado em fazer comentários maldosos de alunos aparentemente aleatórios, o blog Tesouro de Segredos Obscuros ataca Jason anonimamente em seu primeiro dia de aula e logo, todos percebem que ele não vai parar até acabar com o pouco de reputação que o garoto está tentando conseguir na escola nova.

Decidido em comprar essa briga, Jason trava uma guerra contra esse blog, uma guerra que pode não haver vencedor. Segredos Obscuros está aí para não deixar você se esquecer do Ensino Médio. Sejam as coisas boas ou ruins.
Apesar das dificuldades e situações atribuladas que todos nós enfrentamos durante a adolescência (alguns mais, outros menos), Reinaldo Souza me fez querer ser adolescente novamente, pois, foi muito prazeroso e em alguns momento divertido, acompanhar a relação de Jason, que dotado de uma personalidade irônica, inteligente e por vezes irritante, é um amigo incrível para Lisa. Não sou adepta de dar spoilers em minhas resenhas mas, não posso deixar de mencionar o quanto é impactante o desfecho da obra. Fiquei admirada com a coragem e o desapego do autor em nos presentear com uma reviravolta de tirar o fôlego. 

“Jason bufou totalmente incomodado com aquela postagem. Aquilo só o fez perceber que pior do que falar dele, era falar de alguém por causa dele.” (pág. 35)

Escrito em linguagem coloquial, mas atento aos aspectos de coesão e coerência de um bom texto que fazem a leitura ser fluída, a obra não se fundamenta em dramas rasos, ela aborda assuntos importantes como por exemplo: a calúnia, a difamação, o bullying, a violência, a depressão, a solidão, o luto, a falta de diálogo familiar, entre outros.

Confesso que me espantou este livro não ter sido publicado antes e Reinaldo Souza, ainda não ter a reputação destacada e elogiada, pois, é visível que apesar da pouca idade, ele detém uma escrita madura, talentosa e com a  habilidade de construir uma narrativa que prende o leitor gradativamente, até que este não consegue mais largar sua obra enquanto ela não termina. Segredos Obscuros é uma pérola escondida entre tantas outras que existem por ai no cenário literário nacional e a  qual tive a grande oportunidade de conhecer e ler. Parabéns Reinaldo Souza pelo seu livro e saiba que me tornei uma grande fã e admiradora do seu trabalho.

REINALDO DE SOUZA nasceu em São Paulo no ano de 1995. Graduado em Sistemas da Informação, interessado em Inteligência Artificial, amante de musicais, é apaixonado pelas músicas dos anos 90 e por um bom punk rock. Segredos Obscuros é seu primeiro romance que começou a ser escrito em 2015 e que passou por várias mudanças até se tornar o que é hoje. Sonhos? Fazer a diferença e encontrar seu lugar no mundo, talvez tocar alguém com suas histórias. Lê Harry Potter até hoje, prefere Superman ao invés do Batman, chora em filmes tristes, defendeu The Walking Dead até em sua fase ruim e está na luta para ler todas as obras de Stephen King. Talvez um pouco parecido com um personagem desse livro… Talvez.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior Próximo Post