Resenha: Sra. Capa – Fabiana C.O.

Idianara Lira

Percebi que quando passei a enxergá-la de capa sua falhas e meus anseios vieram à tona. Conhecer a Sra. Capa me fez lidar com uma versão que eu não estava acostumada. Comecei a ver minha mãe com outros olhos, e toda essa peculiaridade nos distanciou.” (pág. 90)

Sra. Capa é uma leitura capaz de despertar um furação de sentimentos, além apresentar relevantes lições de vida, principalmente relacionadas ao universo familiar. A obra além de possuir um acabamento gráfico belíssimo (a capa é praticamente uma obra de arte!), também chegou em minhas mãos envolta em muito carinho: perfumada e dentro de um saquinho vermelho de veludo, aspectos que se conectam com elementos da narrativa e criaram uma deliciosa experiência sensorial.

SINOPSE:
O que você faria se enxergasse uma capa nos ombros de uma mulher? Talvez tenha sido uma fantasia da sua cabeça… Com delicadeza, lhe instigo a revê-la. Te convido a conhecer Sol e sua mãe Ana em uma história pincelada com temas velados do universo e comportamento feminino. Sra. Capa é mais do que um romance. É a união de pontos e um esboço da vida que nos leva a questionamentos e vulnerabilidade. A cada linha percorrida, você acompanhará dores, trocas e muito amor envolvido na relação entre mãe e filha. É um livro que rasga os segredos da vida e tira aos poucos as camadas da alma.

O livro trata de assuntos muito importantes como por exemplo: as conflitantes relações familiares (focada entre mãe e filha), o processo do luto, a saúde mental, a depressão e as várias cobranças e dificuldades que cercam o universo feminino. Me conectei bastante com o livro, pois vários aspectos da narrativa possuem similaridades com minha vida pessoal, principalmente no tocante a personagem Ana e sua determinação para criar os filhos, os protegendo e auxiliando a serem pessoas melhores e bem sucedidas, mesmo que para isso, ela se deixasse de lado em alguns momentos, o que é um retrato fiel de minha mãe que tanto amo e admiro.

“Uma mulher, literalmente, de capa: forte, reservada e destemida ao nos oferecer o mundo. Foi totalmente dedicada à maternidade e ao nosso sustento.” (pág. 97)

A personagem Sol, vê sua mãe em alguns momentos, usando uma capa vermelha de veludo e este fato curioso lhe desperta a dúvida: se trata de algo que a protege nos momentos de intempéries da vida, ou é como uma espécie de máscara que ela usa para fingir que “está tudo bem” mesmo que isso não seja verdade, ou a capa é como a de super heroína que a ajuda a lidar com o os problemas? Apesar de amar a mãe, Sol passa por vários sentimentos tristes e ruins ao longo da vida, até conseguir compreender todas as nuances da personalidade da mãe e descobrir todos os sofrimentos que ela enfrentou.

“Mamãe recebeu os carretéis de linha da vida e construiu o seu caminho e sua capa. Cada acontecimento a moldou: sua dor, seu sorriso, seus encontros… A maternidade a cobriu de mais força e vontade. Ela foi uma Mulher Maravilha. Sofria em silêncio e muitas vezes não respeitava a si mesma. Sua capa a acompanhava simplesmente por ela ser mulher. Sua origem, sua classe social e todos os encontros no meio do caminho só agregaram.” (pág. 168)

Enfim é uma leitura que nos desperta para o autoconhecimento e mostra de forma impactante, como a empatia é algo que deve ser primordial em nossas vidas. Sra. Capa com certeza entrou para a minha lista de leituras  preferidas deste ano!

“Meu coração se enche de confiança imaginando que, ao ler sobre a Sra. Capa, possamos entender que existe fragilidade e histórias dentro de todos nós.” (pág. 170)

FABIANA CARVALHO DE OLIVEIRA é uma menina que sonhou em deixar algo para o mundo e acredita na força da empatia e do amor. Paulista, nasceu em 1986 e é formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi.

Idealizadora do projeto Eu posso ser você, que tem como principal objetivo mostrar a importância do autoconhecimento e amor-próprio para mulheres de todas as idades. Mãe, curiosa, detalhista, estudante de filosofia e autoconhecimento e motivada a contribuir e mudar o mundo através de suas palavras e histórias.  

ESCREVA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior Próximo Post