Dica de lançamento: Vi&Verei – Bert Júnior
Vi&Verei é um livro curioso. Por suas dimensões e reduzida quantidade de caracteres, pode-se considerá-lo como uma leitura leve. Por outro lado, o seu conteúdo nos convida o tempo todo à reflexão.
Poemas curtos, frases e axiomas tendem a sugerir um quê de leveza; entretanto, aqui e ali, algo vem nos atingir em cheio: no peito, na mente!
A dicotomia entre ver e viver a vida percorre o livro desde o título. O ver equivale à perspectiva de quem observa, reflete, analisa; o viver, à atitude de quem se entrega à experiência de corpo e alma. Para ser plena, a existência humana precisa integrar esses dois aspectos. Ou, como pede o poema “A B C”:
A B C
Não me peças
para derramar-me em prosa
lê-me no verso
como no perfume a rosa
e
no agora
a eternidade.
Vi&Verei almeja inspirar essa integração. Sua leitura será, no mínimo, surpreendente e enriquecedora. Mensagens transmitidas com magia poética comprovam que “tem sempre algo que impede o nada de ser tudo”. Mensagens que nos contam sobre formas de olhar e sentir a vida.
AGENDA
O dia
de amanhã
chegará animado com novidades.
Lembrarei de ser
uma delas.
DESEJO
se eu pudesse ser outro
seria uma pomba
à tua janela
e ali ficaria…
(até ser impossível
não me perdoares)
BERT JR. é gaúcho de Porto Alegre. Graduou-se em História e Diplomacia. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Estreou na ficção em 2020, com Fict-Essays e contos mais leves. Em 2021, publicou o seu primeiro livro solo de poesia: Eu canto o ípsilon E mais. Em 2022, lançou um segundo volume de contos, Do Incisivo ao Canino, e outro de poemas, intitulado Nevoandeiro. É colaborador assíduo da revista eletrônica “Conexão Literatura”. Vi&Verei é o seu terceiro livro de poesias.