Resenha: Vi&Verei (inspiração de bolso para uma curtida existencial) – Bert Jr.
Revelação
Poesia é quando
o que menos se nota
revela-se riqueza
de valor sem conta.
(pág. 91)
SINOPSE:
Este é um livro curioso. Por suas dimensões e reduzida quantidade de caracteres, pode-se considerá-lo como uma leitura leve. Por outro lado, o seu conteúdo nos convida o tempo todo à reflexão.
Poemas curtos, frases e axiomas tendem a sugerir um quê de leveza; entretanto, aqui e ali, algo vem nos atingir em cheio: no peito, na mente!
Mensagens transmitidas com magia poética comprovam que “tem sempre algo que impede o nada de ser tudo”. Mensagens que nos contam sobre formas de olhar e sentir a vida.
Ao compartilhar insights, não será de estranhar que este livro teime em permanecer ao alcance da mão, em mesinhas de cabeceira, bolsas e escrivaninhas. Intermediário de um diálogo interior, na direção de uma curtida existencial.
Quando menciono a poesia, tanto na vida cotidiana quanto aqui no Encanto Literário, percebo, frequentemente, pessoas que afirmam não apreciá-la ou não ter o hábito de ler esse estilo de escrita. Quando pergunto sobre isso, muitas vezes elas explicam que veem a poesia como algo intimidante, já que os textos costumam ser carregados de nuances e, em alguns casos, significados diversos, o que lhes gera ansiedade e receio de não conseguirem compreender ou interpretar corretamente o conteúdo.
Além disso, também existem pessoas com dificuldade em lidar com as emoções e reflexões que a poesia pode evocar, optando em evitar esse gênero e focando apenas em viver suas vidas sem profundas reflexões. Entretanto, viver é uma experiência complexa e multifacetada que envolve a existência e a consciência, ou seja, somos dotados da capacidade de pensar e de sentir emoções e a poesia consegue tocar o coração e a mente, de forma profunda e significativa.
Dísticos
O poder realiza coisas.
O amor realiza pessoas.
O poder constrói obras.
O amor constrói vidas.
O poder seduz as mentes.
O amor seduz as almas.
O poder eleva a voz.
O amor eleva o espírito.
O poder gera fatos.
O amor gera frutos.
O poder sobe à cabeça.
O amor reside no coração.
(pág. 40)
Se você é um leitor que ainda não encontrou um(a) autor(a) que lhe causasse esse despertar de emoções, é porque certamente ainda não leu a obra Vi&Verei. Através de versos livres, poemas curtos, frases e axiomas, o autor Bert Jr. criou uma ferramenta valiosa para a reflexão e compreensão emocional e as páginas funcionam como uma janela para o mundo interior do autor e uma porta aberta para o mundo emocional e as interpretações do leitor.
A poesia de Bert JR. nos convida a explorar a riqueza e diversidade da experiência humana, desafiando-nos a ver o mundo de forma profunda, sentir emoções plenamente e considerar as diversas interpretações da vida, tornando-nos mais conscientes em nossa jornada. O livro utiliza diversos recursos linguísticos para abordar temas amplos e acessíveis a todos os leitores, como o envelhecimento, a dualidade entre ser e estar, o universo literário e da escrita, o amor, a felicidade, a família, o otimismo, entre outros.
Assim, para todos os leitores que decidirem se dedicar a esta encantadora obra, peço que o façam sem pressa, medo ou reservas, pois ler a poesia de Bert Jr. nos faz desejar “que a pressa do mundo nos conduza depressa ao profundo de nós”. (pág.83)
BERT JR. é gaúcho de Porto Alegre. Graduou-se em História e Diplomacia. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Estreou na ficção em 2020, com Fict-Essays e contos mais leves. Em 2021, publicou o seu primeiro livro solo de poesia: Eu canto o ípsilon E mais. Em 2022, lançou um segundo volume de contos, Do Incisivo ao Canino, e outro de poemas, intitulado Nevoandeiro. É colaborador assíduo da revista eletrônica “Conexão Literatura”. Vi&Verei é o seu terceiro livro de poesias.
Conheça o site do autor. Clique aqui.