Lançamento: O artista e seu público – Morgana Rech
A Subversa é uma revista literária digital especializada no eixo Brasil-Portugal, fundada em agosto de 2014, com o propósito de estimular a produção de literatura, a leitura e a comunicação entre autores contemporâneos portugueses e brasileiros.
Este ano, com o objetivo de editar e publicar livros ensaísticos e teóricos de literatura, psicanálise, arte, filosofia e política, a Subversa criou o selo Subversa Edições e seu primeiro lançamento, é fruto da tese de doutorado da autora Morgana Rech: O artista e seu público: entre a psicanálise e a estética da criação
Sinopse:
Estamos entre artista e expectador para argumentar que os motivos psicanalíticos da criação de uma obra de arte vão além da análise biográfica de quem a criou. Para argumentar que o entrelaçamento da psicanálise com a cultura faz dela um campo inseparável das manifestações artísticas e do espírito da época em que foi fundada. Para relembrar que ser afetado por uma expressão estética se registra no corpo e na sensibilidade. Para imaginar que é no abalo das fronteiras que o estranhamento ganha tonalidade estética a ponto de provar que o impossível se torna possível no registro da arte, assim como do inconsciente. Para promover no leitor o entendimento de que não há escrita sem leitura, nem criação sem recepção, nem eu sem o outro.
Para comprar o livro, clique aqui.
Sobre a autora:
Morgana Rech é doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Teoria da Literatura pela Universidade do Porto, fundadora da Revista Subversa.
Escreveu: “Noites Mal Dormidas” (2012), “Casa de Vidro” (2014) e “Poemas-Pesquisa” (2019). Trabalha como psicanalista no Rio de Janeiro.